Cuidados Paliativos em Pacientes com câncer

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Cuidado paliativo é uma abordagem que objetiva a melhora da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares diante de uma doença que ameace a continuidade da vida por meio da prevenção e do alívio do sofrimento e de identificação, avaliação impecável e tratamento da dor e de outros sintomas de ordem física, psicossocial e espiritual. Esses cuidados devem ser iniciados ainda no momento do diagnóstico da doença, em conjunto com as terapêuticas capazes de modificar seu curso. A paliação ganha maior importância à medida que essas terapêuticas perdem sua efetividade. Dessa maneira, o término de uma terapia com proposta curativa não significa o final de um tratamento ativo, mas mudança no foco da intervenção.
A assistência em cuidados paliativos deve ser ativa, contínua, integral, humanizada e
interdisciplinar, priorizando o controle da dor, o conforto físico e emocional e o alívio dos sintomas e do sofrimento. Uma avaliação precoce e adequada é indispensável para a elaboração de um plano integral de cuidados, individualizado e adaptado a cada momento da evolução da doença (DOYLE et al., 2005). Um dos objetivos dos cuidados nessa fase é reduzir o impacto causado pela presença de sintomas, que, quando não controlados, influenciam negativamente a qualidade de vida, alterando as atividades cotidianas, a ingestão alimentar e o estado nutricional, além de prejudicar substancialmente as relações psicossociais e familiares (FUHRMAN; HERRMANN, 2006; LIS et al., 2012).
A nutrição possui papel preventivo, buscando assegurar as necessidades nutricionais na tentativa de preservar o peso e a composição corporal e retardar o desenvolvimento da caquexia. Além disso, auxilia o controle de sintomas e a manutenção da hidratação satisfatória e atua ressignificando o alimento, possibilitando a redução da ansiedade e o aumento da autoestima e do prazer (ACREMAN, 2009; BENARROZ; FAILLACE; BARBOSA, 2009).
Este texto acima faz parte do Consenso Brasieiro de Nutrição Oncológica do INCA.
Cuidados paliativos são condutas que precisam ser discutidas entre os profissionais de saúde visto que na atualidade, muitos pacientes nao são curados do câncer.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *