Existe Relação da Vitamina D com Câncer?

Nos últimos anos, a vitamina D virou a queridinha da suplementação nos consultórios médicos e de nutricionistas. Mas será que há indicação para todo mundo? Bom, vou falar especificamente da relação de vitamina D com câncer. É fato que há vários anos , muitos pesquisadoes vem tentado demonstar a relação da deficiência de vitamina D com o surgimento de diversas doenças, devido a impostante ação da vitamina D em modular o sistema imunológico. Mas em realção a câncer, o que temos na literatura?
– Alguns estudos já mostram uma relação da deficiência de vitamina D com câncer de mama (principlamente mulheres pós menopausa e triplo negativo) e câncer de intestino. Nestes casos, a suplementaçao deve ser feita até mesmo para ajudar na prevenção de recidivas. PORÉM , não existe evidência desta relação com outros tipos de câncer porque ainda é preciso de mais estudos controlados, randomizados. 
Portanto, antes de sairmos prescrevendo Vitamina D pra todo mundo como receita de bolo, vamos estudar e ver que não necessariamente a vitamia D está relacionado com todos os tipo de câncer. Melhor do que suplementar vitamina D para todo mundo, é ajudar os pacientes a ter mudança de hábitos, melhorando seu estilo de vida pq aí sim ele estará ajudando a prevenir 35% de todos os tipos de câncer realcionados com alimentação.
Ref.: 
🔹https://doi.org/10.1016/j.jsbmb.2017.10.009
🔹Preventive Medicine 57 (2013) 753-769
🔹Ann Surg Oncol (2012) 19:2590–2599 DOI 10.1245/s10434-012-2297-3

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *